Show essa segunda! – Movimento elefantes

O Que: Big Bands Meretrio² e Reteté
Quando: Seg 09/11 das 20:30 às 22:30
Quanto: Pague o quanto quiser, puder ou achar que vale!
Onde: Teatro da Vila – Rua Jericó, 256 (tel 3816 3082)
   
Fonte: Site Catraca Livre: www.catracalivre.com.br
   

Reteté

Influenciada por lendárias bandas norte-americanas, a Reteté incorpora em seu repertório tendenciosas melodias de hinos tradicionais, standards de jazz e composições próprias. O nome atípico vem de uma alusão ao movimento pentecostal presente nas igrejas evangélicas, já que todos os integrantes tiveram contato inicial com a música em alguma delas.

Formada por exelentes músicos, a Reteté deixa um rastro de boa música e descontração por onde quer que passe. Seus integrantes atuam nas melhores formações instrumentais da cidade de São Paulo, como Alexandre Mihanovich Quinteto, Soundscape Big Band, Banda Mantiqueira, Banda da Patroa, entre outras.

A Reteté Big Band foi idealizada pelos músicos Thiago Alves, Paulo Malheiros e Josué dos Santos, no ano de 2004. Só após dois anos se apresentaria pela primeira vez. Inicialmente, foi uma banda formada para agregar os músicos que constantemente se encontravam em igrejas evangélicas e grupos jovens da antiga Universidade Livre de Música.
A Reteté Big Band tem conquistado o público em sua maioria, com um show de muita qualidade e cheio de improvisação.

Paulo Jordão – trompete
André Brito – trompete
Sidmar Vieira – trompete
Maycon Rocha – trompete
Paulo Malheiros – trombone
Jorge Neto – trombone
Valdemar Nevada – trombone
Josué dos Santos – sax alto e flauta
Cássio Ferreira – sax tenor
EliaZafe Costa – sax tenor
Manoel Neto – sax barítono
Carlos Iafelice – guitarra
Thiago Alves – contrabaixo acústico
Paulinho Vicente – bateria

Meretrio

O Projeto Meretrio² é uma continuação do trabalho do Meretrio, formado pelos músicos Emiliano Sampaio – guitarra, Gustavo Boni – baixo e Luís André Gigante – bateria.

Após o lançamento do primeiro disco com a formação de power trio no final de 2007 e a realização de diversos shows nas principais casas de música instrumental e espaços culturais de São Paulo e Campinas, o grupo decidiu expandir sua formação através da soma de seis instrumentistas de sopro, chegando à formação de noneto, grupo que foi batizado de Projeto Meretrio².

Sem perder as características desenvolvidas pelo trio desde 2003, encontramos no trabalho do noneto composições que fogem aos padrões ‘tradicionais’ dos grupos de sopro, ainda que influenciado diretamente pelo jazz, música brasileira e música erudita, sem deixar de lado o humor e a improvisação.

Nas palavras do violonista Ulisses Rocha o Meretrio“…é um daqueles grupos que não se contentam com o lugar comum, sempre em busca de novidade, da linguagem, da identidade. Por isso soa tão diferente e tão interessante, muito além da inegável competência”.

A busca por novidade e identidade concretiza-se mais uma vez no trabalho do grupo, através do lançamento do disco Projeto Meretrio², que deve ser lançado em 2010.

Alexandre Oliveira – trompete
Alessandro Ribeiro – flugelhorn
Didi Machado – trombone
Leandro Lima – sax alto
Marcelo Valezi – sax tenor
Anderson Quevedo – sax barítono
Luis André Gigante – bateria
Gustavo Boni – contrabaixo elétrico
Emiliano Sampaio – guitarra

www.myspace.com/meretrio

Movimento Elefantes

Elefantes é um movimento de bandas de sopro (orquestras ou big bands) integrado por nove grupos paulistas: Banda Urbana, Projeto Coisa fina, Projeto Meretrio2, Big da santa, Reteté Big Band, Grupo Comboio, Soundscape, Heart Breakers e Banda Jazzco.

É também uma iniciativa inédita, sendo a primeira vez que um coletivo de big-bands se reúne para difundir e formar público para a música instrumental por meio de ações colaborativas.

Todos os grupos trabalham com músicas autorais, além de interpretarem grandes compositores brasileiros, latinos e do jazz. Apesar de contarem com uma formação instrumental parecida (saxofones, trompetes, trombones, baixo, guitarra, piano e bateria), cada grupo tem uma sonoridade e trajetória particular.

Fonte: www.movimentoelefantes.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: